Água no radiador: entenda a importância do aditivo para o sistema de arrefecimento
Quem já teve contato com a manutenção de veículos, certamente já ouviu falar da famosa oferta para "completar a água do radiador". No entanto, é fundamental compreender que essa prática não é adequada para todos os tipos de carros, principalmente os mais modernos com sistemas de injeção eletrônica. Neste artigo, vamos explorar a diferença entre carros carburados e os equipados com injeção eletrônica, destacando a importância do uso correto de água desmineralizada e aditivo para o sistema de arrefecimento.
Carros carburados x injeção eletrônica:
Em tempos passados, os
carros carburados eram a norma, e a "água do radiador" era uma
solução comum para manter a temperatura do motor sob controle. No entanto, com
o avanço da tecnologia automotiva, os motores de injeção eletrônica tornaram-se
predominantes. Nesses motores mais modernos, a composição do líquido de
arrefecimento é diferente e requer cuidados específicos.
Líquido de arrefecimento adequado:
Nos veículos com injeção
eletrônica, o sistema de arrefecimento exige uma mistura de água
desmineralizada e aditivo de radiador concentrado. O aditivo desempenha um
papel crucial, elevando o ponto de ebulição da água para aproximadamente 110
graus Celsius. Isso é essencial, pois os motores modernos operam a temperaturas
ligeiramente acima dos 100 graus Celsius. O líquido de arrefecimento desempenha
um papel vital ao evitar que a água entre em ebulição e congele em temperaturas
mais baixas.
Funções do aditivo:
O aditivo de radiador
oferece uma série de benefícios essenciais para o sistema de arrefecimento do
veículo:
Aumento do ponto de ebulição:
como mencionado anteriormente, o aditivo eleva o ponto de ebulição da água,
garantindo que o motor não superaqueça durante o funcionamento normal.
Proteção anticorrosiva: o
aditivo contém substâncias anticorrosivas que ajudam a proteger o sistema de
arrefecimento e as peças do motor contra a oxidação e a formação de depósitos
prejudiciais.
Prevenção de congelamento:
Além de evitar a ebulição, o aditivo também evita o congelamento do líquido de
arrefecimento em temperaturas de congelamento, protegendo o motor em climas
frios.
Consequências do uso incorreto:
Se você completar o
reservatório do sistema de arrefecimento com água da torneira em um veículo de
injeção eletrônica, estará sujeito a um risco significativo de
superaquecimento. O motor pode atingir temperaturas perigosas e causar danos
graves, resultando em reparos caros e possivelmente na substituição de componentes
vitais do motor.
Conclusão:
A prática de completar o
sistema de arrefecimento com água da torneira, comum em carros carburados, não
é adequada para veículos de injeção eletrônica. Utilizar água desmineralizada e
aditivo de radiador concentrado é essencial para manter a temperatura do motor
sob controle e garantir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento.
Portanto, ao cuidar do seu carro moderno, lembre-se da importância de escolher
o líquido de arrefecimento adequado e seguir as recomendações do fabricante
para evitar problemas de superaquecimento e preservar a saúde do seu veículo.