Água no radiador: entenda a importância do aditivo para o sistema de arrefecimento
Água no radiador: entenda a importância do aditivo para o sistema de arrefecimento

Água no radiador: entenda a importância do aditivo para o sistema de arrefecimento

Quem já teve contato com a manutenção de veículos, certamente já ouviu falar da famosa oferta para "completar a água do radiador". No entanto, é fundamental compreender que essa prática não é adequada para todos os tipos de carros, principalmente os mais modernos com sistemas de injeção eletrônica. Neste artigo, vamos explorar a diferença entre carros carburados e os equipados com injeção eletrônica, destacando a importância do uso correto de água desmineralizada e aditivo para o sistema de arrefecimento.

 

Carros carburados x injeção eletrônica:

Em tempos passados, os carros carburados eram a norma, e a "água do radiador" era uma solução comum para manter a temperatura do motor sob controle. No entanto, com o avanço da tecnologia automotiva, os motores de injeção eletrônica tornaram-se predominantes. Nesses motores mais modernos, a composição do líquido de arrefecimento é diferente e requer cuidados específicos.

 

Líquido de arrefecimento adequado:

Nos veículos com injeção eletrônica, o sistema de arrefecimento exige uma mistura de água desmineralizada e aditivo de radiador concentrado. O aditivo desempenha um papel crucial, elevando o ponto de ebulição da água para aproximadamente 110 graus Celsius. Isso é essencial, pois os motores modernos operam a temperaturas ligeiramente acima dos 100 graus Celsius. O líquido de arrefecimento desempenha um papel vital ao evitar que a água entre em ebulição e congele em temperaturas mais baixas.

 

Funções do aditivo:

O aditivo de radiador oferece uma série de benefícios essenciais para o sistema de arrefecimento do veículo:

Aumento do ponto de ebulição: como mencionado anteriormente, o aditivo eleva o ponto de ebulição da água, garantindo que o motor não superaqueça durante o funcionamento normal.

Proteção anticorrosiva: o aditivo contém substâncias anticorrosivas que ajudam a proteger o sistema de arrefecimento e as peças do motor contra a oxidação e a formação de depósitos prejudiciais.

Prevenção de congelamento: Além de evitar a ebulição, o aditivo também evita o congelamento do líquido de arrefecimento em temperaturas de congelamento, protegendo o motor em climas frios.

 

Consequências do uso incorreto:

Se você completar o reservatório do sistema de arrefecimento com água da torneira em um veículo de injeção eletrônica, estará sujeito a um risco significativo de superaquecimento. O motor pode atingir temperaturas perigosas e causar danos graves, resultando em reparos caros e possivelmente na substituição de componentes vitais do motor.

 

Conclusão:

A prática de completar o sistema de arrefecimento com água da torneira, comum em carros carburados, não é adequada para veículos de injeção eletrônica. Utilizar água desmineralizada e aditivo de radiador concentrado é essencial para manter a temperatura do motor sob controle e garantir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento. Portanto, ao cuidar do seu carro moderno, lembre-se da importância de escolher o líquido de arrefecimento adequado e seguir as recomendações do fabricante para evitar problemas de superaquecimento e preservar a saúde do seu veículo.

 

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