Natural de Abaeté, em Minas Gerais, Vicente teve seu primeiro emprego ainda aos 12 anos, mas foi dez anos depois que ele teve a oportunidade que mudaria a sua vida: a experiência em vendas no ramo automotivo. Aos 21 anos, o presidente da Unifort trabalhou como Representante de Vendas em uma multinacional. “Participei de uma entrevista de emprego na qual eu não preenchia os requisitos, a não ser a vontade de trabalhar duro e fazer sempre mais. Durante a entrevista, convenci os recrutadores de que eu poderia me destacar na posição que eles estavam procurando. E foi aí que comecei no mercado de peças automotivas”, conta o presidente.
Nessa experiência profissional, Vicente desenvolveu conhecimento empreendedor e, embora tenha sido campeão brasileiro em vendas, foi nesse trabalho que ele teve a ideia de sair e abrir seu próprio negócio. “Eu via na empresa algumas oportunidades de alavancar as vendas e fazer diferente no mercado. Percebi, então, que poderia fazer isso para mim: utilizar minhas ideias para meu próprio negócio”. E foi nessa época, em janeiro de 1988, que a Unifix iniciou suas atividades no bairro São Caetano, em Betim, Minas Gerais. Com apenas duas pessoas trabalhando em um primeiro momento, o foco inicial era vender parafusos, porcas e ferramentas em geral. Esse foi o motivo de, mais tarde, o parafuso ter sido o escolhido para representar a marca da Unifort.
Atendendo e antecipando as necessidades do mercado, a empresa, em 2001, ampliou seu mix de produtos e passou a se chamar Unifort. O crescimento nesta época foi vertiginoso, e, em pouco tempo, foi preciso mudar para uma sede maior. De um local de 200 metros quadrados, ainda no bairro São Caetano, a empresa se mudou para um espaço de 20 mil metros quadrados. Em paralelo à mudança de sede, a diretoria percebeu que, para entregar com agilidade os seus produtos, e para melhor atender ao mercado, precisaria estar presente em pontos estratégicos. A partir de então, foi dado o início da expansão da Unifort para outros estados: Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e as mais recentes, Maranhão e Rondônia.
Atualmente, a Unifort leva produtos de qualidade e inovação a diferentes mercados: Agrícola; Autos; Casa e Construção; EPI; Ferramentas; Fixação; Motos; Pesada; Químicos. Ao todo, são cerca de 30 mil itens, dos quais, 3 mil, são de marca própria, que atende a mais de 20 mil clientes anualmente. “Tudo começou com a venda de itens de fixação e ferramentas e, agora, veja aonde chegamos: estamos presentes em 15 estados, levando sempre o melhor para o mercado. Tudo isso é fruto de muito planejamento estratégico somado à dedicação dos colaboradores e representantes que estiveram (e estão) conosco nesses 34 anos”, conclui o presidente, Vicente Chaves.
A constante profissionalização e o alinhamento de estratégias têm levado a Unifort a outro patamar. Uma das ferramentas de auxílio na gestão é o Predicitve Index (PI). “O perfil correto no lugar certo. Ser assertivo nas contratações e nos departamentos. Utilizamos o PI desde 2011, para mapeamento de perfil e desenvolvimento de carreira”, conta a gerente de Recursos Humanos, Ana Paula Chaves.
Além de disso a empresa possui projetos que visam o crescimento profissional do time, como o Programa de Desenvolvimento de Vendedores (PDV) no qual colaboradores internos, de qualquer setor, podem se inscrever para receber um treinamento especial para se tornarem vendedores. e “Se o interessado não se adequar à nova posição ou não gostar quando iniciar o treinamento ele retornará para o seu cargo atual, sem perda alguma. É um momento de aprender mais sobre a empresa e, também, de crescer profissionalmente. Acredito que sempre temos muitas pessoas com potencial que podem ser desenvolvidas aqui na Unifort”, aponta.
A gerente destaca ainda a importância do Programa Jovem Aprendiz. “Efetivamos em torno de 90% dos aprendizes que passam por aqui. E é muito gratificante ver o crescimento deles dentro na empresa. E, também, temos o Programa de Desenvolvimento Individual (PDI), que é uma espécie de plano de carreira em que, diante de conversas com o gerente da área, o colaborador possa se aperfeiçoar em determinada área e cargo, por meio de cursos, treinamentos e tudo que for necessário”, finaliza.