Nossa história

Seu negócio precisa, na Unifort tem


Você sabe por que o símbolo da Unifort é o parafuso, dentre os 30 mil itens que a empresa atualmente trabalha? Foi com ele, e outros produtos de fixação, que a distribuidora iniciou suas atividades no mercado. Se você quer saber mais sobre essa jornada, continue lendo, pois vamos te contar a história de como uma boa ideia se tornou um sucesso.


Coragem e planejamento estratégico compõem a ponte que leva uma boa ideia ao sucesso. E esse foi o caminho percorrido pelo fundador da Unifort, Vicente Chaves. 


Natural de Abaeté, em Minas Gerais, Vicente teve seu primeiro emprego ainda aos 12 anos, mas foi dez anos depois que ele teve a oportunidade que mudaria a sua vida: a experiência em vendas no ramo automotivo. Aos 21 anos, o presidente da Unifort trabalhou como Representante de Vendas em uma multinacional.  “Participei de uma entrevista de emprego na qual eu não preenchia os requisitos, a não ser a vontade de trabalhar duro e fazer sempre mais. Durante a entrevista, convenci os recrutadores de que eu poderia me destacar na posição que eles estavam procurando. E foi aí que comecei no mercado de peças automotivas”, conta o presidente. 


Nessa experiência profissional, Vicente desenvolveu conhecimento empreendedor e, embora tenha sido campeão brasileiro em vendas, foi nesse trabalho que ele teve a ideia de sair e abrir seu próprio negócio. “Eu via na empresa algumas oportunidades de alavancar as vendas e fazer diferente no mercado. Percebi, então, que poderia fazer isso para mim: utilizar minhas ideias para meu próprio negócio”. E foi nessa época, em janeiro de 1988, que a Unifix iniciou suas atividades no bairro São Caetano, em Betim, Minas Gerais. Com apenas duas pessoas trabalhando em um primeiro momento, o foco inicial era vender parafusos, porcas e ferramentas em geral. Esse foi o motivo de, mais tarde, o parafuso ter sido o escolhido para representar a marca da Unifort.


Atendendo e antecipando as necessidades do mercado, a empresa, em 2001, ampliou seu mix de produtos e passou a se chamar Unifort. O crescimento nesta época foi vertiginoso, e, em pouco tempo, foi preciso mudar para uma sede maior. De um local de 200 metros quadrados, ainda no bairro São Caetano, a empresa se mudou para um espaço de 20 mil metros quadrados. Em paralelo à mudança de sede, a diretoria percebeu que, para entregar com agilidade os seus produtos, e para melhor atender ao mercado, precisaria estar presente em pontos estratégicos. A partir de então, foi dado o início da expansão da Unifort para outros estados: Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e as mais recentes, Maranhão e Rondônia. 


Atualmente, a Unifort leva produtos de qualidade e inovação a diferentes mercados: Agrícola; Autos; Casa e Construção; EPI; Ferramentas; Fixação; Motos; Pesada; Químicos. Ao todo, são cerca de 30 mil itens, dos quais, 3 mil, são de marca própria, que atende a mais de 20 mil clientes anualmente. “Tudo começou com a venda de itens de fixação e ferramentas e, agora, veja aonde chegamos: estamos presentes em 15 estados, levando sempre o melhor para o mercado. Tudo isso é fruto de muito planejamento estratégico somado à dedicação dos colaboradores e representantes que estiveram (e estão) conosco nesses 34 anos”, conclui o presidente, Vicente Chaves. 


Uma jornada de crescimento 

A constante profissionalização e o alinhamento de estratégias têm levado a Unifort a outro patamar. Uma das ferramentas de auxílio na gestão é o Predicitve Index (PI).  “O perfil correto no lugar certo. Ser assertivo nas contratações e nos departamentos. Utilizamos o PI desde 2011, para mapeamento de perfil e desenvolvimento de carreira”, conta a gerente de Recursos Humanos, Ana Paula Chaves. 


Além de disso a empresa possui projetos que visam o crescimento profissional do time, como o Programa de Desenvolvimento de Vendedores (PDV) no qual colaboradores internos, de qualquer setor, podem se inscrever para receber um treinamento especial para se tornarem vendedores. e “Se o interessado não se adequar à nova posição ou não gostar quando iniciar o treinamento ele retornará para o seu cargo atual, sem perda alguma. É um momento de aprender mais sobre a empresa e, também, de crescer profissionalmente. Acredito que sempre temos muitas pessoas com potencial que podem ser desenvolvidas aqui na Unifort”, aponta.


A gerente destaca ainda a importância do Programa Jovem Aprendiz. “Efetivamos em torno de 90% dos aprendizes que passam por aqui. E é muito gratificante ver o crescimento deles dentro na empresa. E, também, temos o Programa de Desenvolvimento Individual (PDI), que é uma espécie de plano de carreira em que, diante de conversas com o gerente da área, o colaborador possa se aperfeiçoar em determinada área e cargo, por meio de cursos, treinamentos e tudo que for necessário”, finaliza. 



LINHA DO TEMPO

1987 – Unifix foi registrada;
1988 – Unifix inicia as atividades, vendendo ferramentas e produtos de fixação;
1992 – Unifix amplia mix de produtos e se torna Unifort;
2001 – A Unifort começa a trabalhar com importação de itens e produtos de marca própria;
2002 – Primeira certificação ISO 9001 versão 2008;
2003 – Inauguração da Filial SP;
2005 – Devido ao seu crescimento vertiginoso, a empresa percebe que precisa se mudar para um local maior;
2005 – Inauguração da Filial Bahia;
2006 – A sede da empresa passa a ser no bairro Cachoeira, em Betim; um espaço de 20 mil metros quadrados;
2006 – Inauguração da Filial Espírito Santo;
2007 – Inauguração da Filial Mato Grosso;
2009 – Inauguração das filiais Pará e Rio de Janeiro;
2010 – Tem início a digitalização dos processos de vendas com a adoção do SAP;
2011 – Inauguração das filiais Goiás, Piauí, Pernambuco;
2015 – Inauguração da Filial Mato Grosso do Sul;
2014 – A Unifort implementa a ISO 9001, versão 2015;
2014 – A Faculdade Dom Cabral realiza consultoria na empresa, resultando na reformulação dos processos de vendas;
2016 – Correspondendo ao mercado, a Unifort inicia a contração de Consultores Técnicos de suas principais linhas;
2016 – Inauguração da Filial Rio Grande do Sul;
2020 – Uma pandemia atinge o mundo, e, apesar dos desafios, a empresa registra três recordes de faturamento;
2020 – Inauguração das filiais Rondônia e Maranhão;
2020 – Implementação do e-commerce da Unifort;
2020 – Unifort recebe a segunda recertificação da ISO 9001, versão 2015;
2021 – Implementação de acompanhando de Indicadores de Desempenho;
2021 – Lançamento do programa de vantagens, o Cliente Premium, para clientes os cujas categorias são Diamante, Ouro e Prata.
2021 – Lançamento do slogan: “Seu negócio precisa, na Unifort tem” e novo e-commerce.
2022– Aniversário de 35 anos

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